Os Estados Unidos enviaram dois detentos que estavam na prisão de Guantánamo de volta a seu país de origem, a Arábia Saudita. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (16), pelo Pentágono, no mais recente impulso em um lento esforço para o eventual fechamento do local.

As transferências de Saad Muhammad Husayn Qahtani e Hamood Abdulla Hamood reduziram a população prisional para cerca de 160, e ocorrem após a repatriação de dois outros prisioneiros da Argélia este mês. Os prisioneiros sauditas não foram acusados de nenhum crime.

"Os EUA realizaram um progresso real em transferir responsavelmente os detentos de Guantánamo, apesar das pesadas restrições legislativas que dificultam nossos esforços", disse Paul Lewis, autoridade nomeada pelo Pentágono para conduzir o fechamento da prisão, por meio de um comunicado.

Durante a campanha presidencial, Obama prometeu desativar a prisão de Guantánamo, alegando que o local havia prejudicado a reputação dos Estados Unidos no mundo. No entanto, ele ainda tem se mostrado incapaz de cumprir a promessa após quase cinco anos no cargo, em parte por conta da resistência do Congresso dos EUA.

mockup