São Paulo - Após a interceptação de dois pacotes suspeitos enviados do Iêmen para duas sinagogas em Chicago, nos EUA, o medo de um novo atentado terrorista alertou as autoridades americanas.
Os dois pacotes foram interceptados no Reino Unido e nos Emirados Árabes Unidos na sexta-feira após uma informação ter levado autoridades a inspecionar aviões de carga nos dois lados do Atlântico.
Segundo John O. Brennan, conselheiro de Obama em contraterrorismo, a busca por novos explosivos continuará. ''Nos não queremos presumir que sabemos o limite dessa conspiração. Por isso estamos vendo todos os pacotes'', disse ao New York Times.
Segundo a CNN, todas as sinagogas da região de Chicago e Illinois estão tomando ''precauções apropriadas'', de acordo com o porta-voz da Federação Judaica.
''Uma vez que os dois dos pacotes suspeitos interceptados foram dirigidos a instituições religiosas, em Chicago, todas as igrejas, sinagogas e mesquitas na região devem estar atentas para qualquer pacote não solicitado ou inesperado, especialmente os provenientes de localidades no exterior'', disse o agente especial do FBI, Ross Rice à CNN.
De acordo com a representante do comitê de segurança interna da Califórnia, Jane Harman, os dois pacotes apreendidos continham a substância PETN -mesmo composto usado na bomba encontrada com um nigeriano em dezembro de 2009.
Em discurso na tarde de ontem, Obama falou sobre as suspeitas contra a Al Qaeda - que assumiu os atentados de dezembro.

mockup