O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível venda militar estrangeira ao Governo do Brasil de mísseis Javelin e equipamentos relacionados por um custo estimado de até US$ 74 milhões. A Agência de Cooperação em Defesa e Segurança entregou terça-feira (9) a certificação necessária, notificando o Congresso sobre a possível venda. O míssil Javelin é uma arma de médio alcance e considerada altamente letal. Está em plena produção desde 1994.

O míssil Javelin é de médio alcance e altamente letal.
O míssil Javelin é de médio alcance e altamente letal. | Foto: Divulgação/Lockheed Martin

O Governo brasileiro solicitou a compra de até 222 mísseis Javelin, FGM-148, e 33 CLU (Unidades de Comando Javelin). Também estão incluídos: Treinadores de Habilidades Básicas de Produtividade Avançada; rondas de simulação de mísseis; assistência técnica da Diretoria de Gerenciamento de Assistência de Segurança; assistência técnica do Escritório de Projetos de Aviação Tática e Munições Terrestres; outros equipamentos e serviços associados; e outros elementos relacionados de apoio logístico e de programas. O custo total estimado é de até US$ 74 milhões.

De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos , esta venda proposta apoiará os objetivos da política externa e de segurança nacional dos EUA, melhorando a segurança de um importante parceiro regional, que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.

A venda proposta melhorará a capacidade do Exército brasileiro de enfrentar futuras ameaças, aumentando sua capacidade antiarmamento. O Brasil não terá dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.

A Agência de Cooperação em Defesa e Segurança norte-americana garante que a venda proposta deste equipamento e suporte não irá alterar o equilíbrio militar básico na região e que não haverá nenhum impacto adverso na prontidão da defesa dos EUA como resultado desta venda proposta..

Os contratantes principais serão a Raytheon/Lockheed Martin Javelin Joint Venture, Orlando, FL, e Tucson, AZ. Não há acordos de compensação conhecidos propostos em relação a esta venda potencial.

A implementação desta venda proposta não exigirá a cessão de nenhum representante do Governo dos EUA ou de empreiteiros ao Brasil.

O valor real em dólares será menor dependendo das exigências finais, da autoridade orçamentária e do(s) contrato(s) de venda assinado(s), se e quando for concluído. (com Agência de Cooperação em Defesa e Segurança)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.