Washington - O governo dos EUA anunciou nesta quarta (18) que começará a aplicar uma terceira dose da vacina contra a Covid a partir de 20 de setembro, pois estudos apontam que a proteção dos imunizantes tende a perder força com o passar dos meses.

"Os níveis de anticorpos decaem com o tempo, e níveis mais altos de anticorpos podem ser necessários para a proteção contra a variante delta", disse Anthony Fauci
"Os níveis de anticorpos decaem com o tempo, e níveis mais altos de anticorpos podem ser necessários para a proteção contra a variante delta", disse Anthony Fauci | Foto: Jim Watson/AFP

A determinação é que o reforço seja tomado oito meses após a pessoa ter completado a imunização com duas doses. A medida será direcionada inicialmente a quem tomou as vacinas da Moderna e da Pfizer.

Uma nova aplicação para quem tomou o imunizante da Janssen, de dose única, também deverá ser feita, mas ainda está em estudo, pois ela começou a ser aplicada depois das outras, em março, e pesquisas sobre sua efetividade a longo prazo ainda estão em andamento.

As primeiras pessoas a serem imunizadas novamente serão pessoas mais velhas que vivem em casas de repouso e funcionários da saúde. Depois, os demais idosos, de modo escalonado por faixa etária.

A recomendação é que os americanos já imunizados não corram para tomar a terceira dose, mas que esperem o prazo de oito meses após terem tomado a segunda dose.

Ao anunciar a medida, as autoridades disseram que querem estar à frente do vírus e reduzir os riscos de uma nova explosão da doença. A decisão foi baseada em estudos que apontam que a eficácia das vacinas de mRNA, caso de Moderna e Pfizer, teve redução com o passar dos meses e com a chegada da variante delta. Os relatórios detalhados serão publicados no site do CDC (Centro de Controle de Doenças).

"Os níveis de anticorpos decaem com o tempo, e níveis mais altos de anticorpos podem ser necessários para a proteção contra a variante delta", disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas e conselheiro do presidente Joe Biden. Estima-se que a terceira dose poderá aumentar em dez vezes o número de anticorpos contra a Covid.