EUA anunciam fechamento de Abu Ghraib
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de março de 2006
Folhapress 
São Paulo - As autoridades militares norte-americanas anunciaram ontem que dentro de três meses a prisão de Abu Ghraib, na periferia de Bagdá, será fechada. No local, dezenas de prisioneiros iraquianos sofreram torturas e abusos. Segundo o porta-voz militar, os 4.500 presos serão transferidos a outras penitenciárias.
Em 2004, a publicação de fotos de maus tratos a prisioneiros por carcereiros americanos em Abu Ghraib desencadeou um escândalo mundial, e a prisão se tornou um símbolo da ocupação americana para muitos iraquianos.
No mês passado, uma rede de TV australiana exibiu novas novas fotografias e imagens de presos sendo supostamente torturados por soldados americanos dentro da prisão iraquiana. Tais imagens similares a fotografias de abusos divulgadas anteriormente, que causaram indignação no Oriente Médio e propiciaram o início de uma investigação do Congresso americano teriam sido exibidas em sessões reservadas a membros do Congresso americano.
As fotos mostravam cenas de ''homicídio, tortura e humilhação sexual, com corpos de presos mortos dentro de Abu Ghraib.


