EUA aceleram construção de novo bombardeiro invisível contra China
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
IGOR GIELOW
São Paulo - Preocupados com o avanço da China no campo das armas nucleares, os Estados Unidos revelaram ter acelerado a construção de seu novo bombardeiro estratégico com tecnologia furtiva ao radar -os populares aviões invisíveis.
"Há cinco B-21 sendo construídos", afirmou o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, durante conferência na segunda (20). Até então, só eram conhecidos dois protótipos em produção pela fabricante Northrop Grumman, na Califórnia.
O B-21 Raider é uma asa voadora subsônica capaz de lançar munições convencionais ou nucleares, com elementos que a tornam de difícil detecção pelos inimigos -daí a fama de uma invisibilidade que não existe na realidade.
Projeto iniciado há quatro anos, ele lembra muito o icônico B-2 Spirit, cujas 20 unidades compõem a frota de bombardeiros estratégicos americanos com 76 venerandos B-52 Stratofortress e 62 B-1B Lancer -17 dos quais serão aposentados para modernizar os restantes.
Mas é altamente inusual que um programa neste estágio tenha mais do que dois aparelhos em construção - costuma-se ter um para testes em voo e outro, para testagem de sistemas. "Todos os programas têm riscos e isso é verdade para o B-21, mas ao menos a esta altura ele está fazendo um bom progresso", disse Kendall.
A pressa americana, arriscada como admitiu Kendall, não foi explicitada pelo secretário. Mas a indicação estava toda no resto de sua fala na conferência da Associação da Força Aérea, em Maryland.
"Vocês vão se cansar de me ouvir falar sobre a China e a ameaça galopante que nós enfrentamos", disse. Sua preocupação central foi com o avanço em equipamentos, como o bombardeiro furtivo H-20, e principalmente pela expansão percebida das capacidades nucleares da ditadura comunista. Nos dois últimos meses, imagens de satélite analisadas por diversos especialistas mostraram que os chineses estão em franca ampliação de sítios com silos para o lançamento de tais armas.

