O Programa Mundial de Alimentos (PMA) anunciou ontem na capital salvadorenha que suas reservas alimentares já se esgotaram, pelo que centenas de milhares de pessoas podem passar fome a partir das próximas semanas.
Um relatório divulgado ontem pelo órgão das Nações Unidas destaca que já estão esgotadas as rações alimentares distribuídas para 450.000 pessoas de um total de 1,3 milhão de afetados pelos terremotos que atingiram o país.
‘‘A situação pode agravar-se sensivelmente em duas ou três semanas. Por isso, estamos fazendo um apelo de emergência à comunidade internacional para que não desampare El Salvador’’, disse o porta-voz do PMA, Alejandro López.
Outro tremorUm terremoto de pequena intensidade sacudiu ontem a capital de El Salvador, causando pânico entre os moradores que ainda se recuperam de dois devastadores tremores ocorridos no prazo de um mês.
Não há informações sobre feridos nem danos causados pelo fenômeno natural.
O terromoto de 3,6 graus na escala Richter começou às 11h35 locais e teve a capital San Salvador como epicentro, informou o Centro de Estudos Geotécnicos de El Salvador.
O diretor da Comissão de Emergência Nacional, Maurício Ferrer, disse não ter recebido informações sobre danos ou vítimas.
Doenças O Ministério de Saúde de El Salvador registrou, ontem, 126.393 casos de enfermidades respiratórias e 30.650 casos de doenças gastrointestinais e diarréias entre as pessoas afetadas pelos terremotos dos dias 13 de janeiro e 13 de fevereiro deste ano.
O dramático crescimento das doenças nos abrigos deve-se a difíceis condições de higiene, falta de água potável e isolamento nas quais sobrevivem 1,3 milhão de desabrigados, segundo o Ministério.
Também foram registrados 4.039 casos de pneumonia, 4.608 de conjuntivite, 9. 393 de dermatoses, 3.496 de hipertensão arterial, 8.253 de depressão, assim como um número menor de casos de hepatite, dengue clássico e intoxicações.

mockup