Especialistas prevêem problemas com os menores
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de setembro de 2004
France Presse 
Paris - Os menores vítimas do sequestro em uma escola de Beslan, na Ossétia do Norte, correm o risco de sofrer ''graves problemas psicológicos'', segundo o dr. Gilbert Vila, pediatra especializado em psicotraumatologia infantil no hospital Necker, em Paris.
Ao ser consultado esta sexta-feira pela AFP, este médico, autor de vários estudos realizados após sequestros de menores na França, particularmente o de uma creche em Nevilly (arredores de Paris) em 1993, citou várias sequelas previsíveis nas crianças sequestradas durante vários dias por um comando pró-checheno: ''ansiedade, distúrbios depressivos, dificuldades escolares, problemas familiares na vida cotidiana durante algum tempo antes da volta à vida normal''.
''Temos de dizer que este é um acontecimento de uma gravidade de primeira ordem, implicando diretamente pais e filhos'', destacou. ''Segundo estudos científicos disponíveis'', prossegue o dr. Vila, ''podemos considerar que 90%, ou seja, praticamente a totalidade de menores submetidos a um acontecimento traumático dessa índole, terão problemas durante semanas; 50% distúrbios agudos durante seis meses e 15% os sofrerão durante vários anos, inclusive até a idade adulta''.


