Estocolmo - O Prêmio Nobel de Medicina 2004 foi concedido ontem de maneira conjunta aos americanos Richard Axel e Linda B. Buck por suas pesquisas do sistema olfativo. Richard Axel, 58 anos, e Linda B. Buck, 57, desvendaram de certa maneira os mistérios do olfato, um campo em que os pesquisadores estavam um pouco atrasados em relação ao estudo de outros sentidos, anunciou o Instituto Karolinska, que concede o prêmio.
''O olfato foi durante muito tempo o mais enigmático de nossos sentidos. Não eram compreendidos os princípios básicos para reconhecer e recordar os aproximadamente 10 mil odores'', explicou a Academia em seu comunicado.
''Eles descobriram uma grande família genética, composta por mil diferentes genes (3% de nossos genes) que atuam em um número equivalente de tipos de receptores olfativos. Esses receptores estão situados no receptor olfativo das células e que ocupa um pequeno lugar na parte alta do epitélio nasal e detecta as moléculas odorantes inaladas'', acrescenta o comunicado.
As descobertas dos professores Axel e Buck enfatizam a importância do sistema olfativo na qualidade de vida e no sentido do paladar. ''Um bom vinho ou um morango maduro nos ajudam a detectar as qualidades que consideramos positivas'', acrescenta o instituto.
A maioria dos odores estão compostos por múltiplas moléculas odorantes e cada uma delas ativa vários receptores olfativos. É então uma cascata de reações que nos permite reconhecer e memorizar cerca de 10 mil odores, explica a academia, enfatizando também a importância que tem o olfato para um recém-nascido em busca do seio da mãe.
Richard Axel e Linda B. Buck publicaram de maneira conjunta suas descobertas em 1991, e depois seguiram trabalhando em separado. Axel é professor da Universidade de Columbia, Nova York, desde 1999. Linda trabalha desde 2002 no departamento de Ciências fundamentais do Fred Hutchinson Cancer Research Center de Seattle (noroeste dos Estados Unidos.

mockup