Equipes iniciam perfuração de túnel para resgate de mineiros
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
France Presse 
Copiapó, Chile - Começou ontem a perfuração de um túnel para resgatar os 33 mineiros chilenos presos em uma mina de cobre e ouro em San José. Enquanto seus familiares tentavam encorajá-los a enfrentar os meses de operações à frente. A máquina gigante Strata 950 irá perfurar um túnel de 33 centímetros de diâmetro que posteriormente será ampliado por uma furadeira especial. O processo de perfuração não deve ser concluído antes do Natal.
Alguns dos trabalhadores, confinados em um refúgio sem luz debaixo da terra desde um delizamento ocorrido na mina de San José em 5 de agosto, já estão sofrendo de problemas de pele e exibindo sinais de depressão, informaram fontes oficiais.
Mas sua heróica história de sobrevivência, que veio à tona em 22 de agosto, quando um bilhete escrito em letras vermelhas foi encontrado preso em uma perfuradora, cativou a nação e recebeu fãs no mundo todo.
Os mineiros conseguiram aproveitar em 17 dias suprimentos de emergências que deveriam durar apenas 48 horas, conseguindo cavar um canal para obter suprimento de água. ''O túnel que estamos cavando ao abrigo deverá ter 702 metros de profundidade em linha reta'', informou o engenheiro encarregado da operação de resgate, Andre Sougarret.
Uma vez que o túnel tiver sido alargado para de 60 a 70 centímetros, será grande o suficiente para levar até o abrigo uma cápsula de resgate que irá permitir que os mineiros sejam içados um por vez.
Durante o processo de alargar o túnel, os mineiros terão de trabalhar em turnos para retirar rochas e escombros que constantemente caem do alto. Eles também esperam que a perfuração não cause outro colapso.
O ministro da Mineração chileno, Laurence Golborne, negou as informações de que outros planos estariam sendo considerados para permitir o resgate dos homens em um ou dois meses. ''Nós verificamos 10 opções diferentes'', disse. ''Até agora não há alternativa que permitiria a retirada (dos mineiros) em 30 dias.''
Ele disse que os engenheiros estavam abrindo um terceiro túnel de acesso de 30,5 centímetros para que objetos maiores sejam enviados para o abrigo. Em ligações limitadas a um minuto por mineiro, mulheres, mães e pais conversaram no domingo pela primeira vez com os trabalhadores.
''Ouvir a voz dele foi um bálsamo para meu coração'', disse Jessica Chille, depois de conversar com seu marido, Dario Segovia. Os familiares tentaram ser otimistas e as conversas animaram os mineiros, que até agora só tinham enviado bilhetes e mensagens em vídeo.


