Encontrados planetas fora do sistema solar
Associated Press
De Washington
Uma equipe de astrônomos da Universidade da Califórnia em Berkeley anunciou ontem a descoberta dos dois menores planetas já detectados fora do sistema solar. Os dois objetos seriam um pouco menos massivos do que Saturno, que é nove vezes maior do que a Terra. Cerca de 30 planetas já foram encontrados em órbitas de estrelas distantes, mas o tamanho de todos eles era equivalente ou superior ao de Júpiter o maior planeta do sistema solar.
A descoberta confirma a teoria de que planetas como os do sistema solar se formam ao redor de inúmeras estrelas do universo. Também reforça a hipótese de que grande parte deles é relativamente pequena, como a Terra, Marte e Vênus.
Membro da equipe, Geoff Marcy, da Universidade da Califórnia, informou numa declaração que procurar planetas na órbita de estrelas longínquas é como olhar uma praia de uma grande distância.
Inicialmente, nós apenas vemos as maiores formações rochosas
que são os planetas do tamanho de Júpiter ou maiores, disse o astrônomo. Agora, nós estamos vendo as rochas, ou seja, os planetas cujo tamanho é menor ou igual ao de Saturno.
Segundo Marcy, detectar planetas como a Terra seria como enxergar as pequenas pedras dessa praia, o que hoje ainda é impossível. Os pesquisadores detectaram um planeta com 80% da massa de Saturno orbitando uma estrela batizada de HD46375, a 109 anos-luz da Terra. Um outro, com 70% da massa de Saturno, foi detectado ao redor da estrela 79 Ceti, na constelação Cetus, a 117 anos-luz. Os dois corpos celestes provavelmente são gasosos, como Saturno e Júpiter.
Marcy e sua equipe já catalogaram 21 planetas fora do sistema solar. O grupo está pesquisando 1.100 astros localizados a uma distância de até 300 anos-luz. Outras equipes já descobriram dez planetas.





