Em menos de dez minutos jato teria chegado a Halifax
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de setembro de 1998
Reuters 
Os pilotos da Swissair fizeram uma última chamada à torre de comando, enquanto lutavam em vão para manter o vôo 111 estável e levá-lo até o aeroporto de Halifax, informaram ontem oficiais da companhia aérea. Entretanto, 10 minutos antes de chegar ao aeroporto, para tentar o pouso, o DM-11 acabou caindo no Atlântico próximo à costa da província canadense de Nova Escócia.
Segundo o chefe-executivo da SAirGroup, Philippe Bruggisser, o capitão da aeronave, Urs Zimmermann, e o co-piloto Stephan Loew enviaram a mensagem (pan, pan, pan), que os oficiais da companhia afirmaram ser uma contração para a palavra alemã e francesa panne.
O acidente aconteceu a cerca de sete a 10 minutos de tempo de vôo longe do aeroporto de Halifax, disse Bruggisser. Dez minutos mais e o avião poderia ter pousado, disse ele.
Segundo Christian Stuessi, os pilotos apenas emitem a mensagem pan quando a situação está realmente precária.
A tripulação reportou problemas com o vôo logo depois de decolar de Nova York e inicialmente considerava a hipótese de pousar em Boston. Mas a situação deteriorou-se rapidamante, fazendo com que o avião fosse desviado para o pequeno, mas próximo, aeroporto de Halifax.
O Boeing MD-11ER é uma aeronave relativamente nova. Tendo feito seu primeiro vôo em julho de 1991, foi entregue à Swissair em agosto do mesmo ano, e portanto, contava com apenas sete anos de uso.


