EDUCAÇÃO - Universitários protestam contra aumento de mensalidades
Milhares de universitários tomaram as ruas de Londres em protestos contra um projeto que prevê o aumento das mensalidades no Reino Unido. Alegando que os conservadores quebram suas promessas de campanha, estudantes invadiram a sede do partido em Millbank Tower.
Mais de 200 funcionários que trabalhavam na sede dos conservadores foram retirados pela polícia após os manifestantes invadirem o prédio e iniciarem fogueiras no local.
A União Nacional dos Estudantes do Reino Unido estima que mais de 52 mil pessoas participam dos protestos. Em frente ao Parlamento britânico também houve concentração de um grande número de pessoas protestando.
Professores também participam dos protestos contra planos dos parlamentares britânicos que preveem um aumento de 9 mil libras (R$ 24 mil) para 14 mil libras (R$ 38 mil) por ano o preço médio para estudar em universidades do país.
O governo anunciou recentemente uma redução de 40% no orçamento para educação, com a eliminação de muitos empréstimos e bolsas de estudos. De acordo com os planos do atual governo, chefiado pelo premiê David Cameron, os recursos eliminados pelos cortes deverão ser obtidos por meio do aumento das mensalidades cobradas dos universitários, que, caso aprovados no Parlamento, entram em vigor a partir de 2012.
● É a união de quatro nações constituintes: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales
● É a assembleia dos representantes eleitos pelos cidadãos nos regimes democráticos e exerce normalmente o poder legislativo





