Donetsk sofre primeiro ataque aéreo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de agosto de 2014
France Presse 
Donetsk - O reduto rebelde de Donetsk, no leste da Ucrânia, sofreu nesta quarta-feira seu primeiro ataque aéreo, e as forças governamentais, que se preparam para retomar a cidade, disseram que 18 soldados morreram em confrontos com rebeldes. Kiev negou estar por trás do ataque, que não deixou vítimas civis, segundo as autoridades locais.
"O Distrito de Kakininski sofreu durante a noite um ataque aéreo (...). Não há vítimas civis", declarou a prefeitura em um comunicado, acrescentando que uma bomba havia aberto uma cratera de quatro metros de diâmetro e 1,5 de profundidade em uma estrada.
O ataque ocorreu em uma zona industrial que aloja vários armazéns, sete quilômetros a leste do centro de Donetsk e da sede da administração local, controlada pelos rebeldes.
Um repórter da AFP observou duas grandes crateras na estrada e outra nos trilhos de um trem a 100 metros, assim como um armazém seriamente danificado e um edifício de escritórios de três andares com todas as janelas quebradas.
Observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) inspecionavam a zona na manhã desta quarta-feira escoltados por dois rebeldes.
Trata-se do primeiro ataque aéreo sofrido por esta cidade, de 1 milhão de habitantes e controlada pelos rebeldes, desde o início do conflito, em meados de abril. A aviação ucraniana havia bombardeado em maio o aeroporto internacional de Donetsk, em uma tentativa de recuperá-lo.


