Direita e esquerda disputam segundo turno no Chile
PUBLICAÇÃO
sábado, 16 de dezembro de 2017
France Presse 

Santiago O ex-presidente conservador Sebastián Piñera e o candidato de centro-esquerda Alejandro Guillier disputam neste domingo (17) a presidência do Chile, em um segundo turno de difícil previsão para definir o sucessor de Michelle Bachelet.
No primeiro turno, realizado em 19 de novembro, o ex-presidente, que governou o Chile de 2010 a 2014, conseguiu 36,6% dos votos, contra 22% do senador Guillier e 20% da candidata da esquerda radical, Beatriz Sánchez. "Provavelmente, a eleição será definida por menos de 200 mil votos de diferença", prevê o analista político da Universidade de Santiago, Marcelo Mella.
O resultado dependerá, sobretudo, do que decidirem os eleitores de Beatriz Sánchez, da Frente Ampla, que deu liberdade de decisão ao filiados. A candidata, entretanto, anunciou que votará em Guillier. "A matemática joga a favor Piñera, o momento se inclina por Guillier", conjecturou o analista Francisco José Covarrubias, do jornal El Mercurio.
O fantasma da derrota começou a rondar a coalizão de direita de Piñera ante a possibilidade de uma união de todas as forças centro-esquerda - que disputou o primeiro turno fragmentada em seis candidaturas - e que juntas somariam 55% dos votos para Guillier.


