Dezesseis são mortos em protesto no Egito
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Agência Brasil 
Brasília Segundo o diário estatal Al-Ahram, 16 pessoas foram mortas em manifestação no Egito ontem, dia em que se comemorava o quarto aniversário do início da Primavera Árabe.
Partidários do antigo presidente islamita Mohamed Mursi fizeram uma manifestação para protestar contra Abdel Fattah al-Sissi, ex-chefe do Exército e atual chefe de Estado. Para deter o grupo, policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam contra a multidão composta de centenas de pessoas que gritavam slogans hostis contra islamitas e novas autoridades. Eles tentavam chegar à Praça Tahir, epicentro da revolução.
Anteontem, uma manifestante egípcia havia sido morta pela polícia, durante protesto na Praça Tahir.
A revolta de 2011 levou à destituição do presidente Hosni Mubarak. Al-Sissi foi eleito em maio, com mais de 90% dos votos, depois de ter destituído Mursi, em julho de 2013. Ele tem apoio de grande parte da opinião pública, cansada de quatro anos de instabilidade política e de crise econômica. No entanto, seus detratores acusam-no de ter instaurado um regime ainda mais autoritário que o de Mubarak, reprimindo a oposição islâmica e laica.


