Londres - Dez estrangeiros considerados uma ameaça para a segurança nacional foram presos ontem na Grã-Bretanha e podem ser expulsos do país, confirmando as mudanças nas regras do jogo contra o terror mudaram depois dos atentados de Londres, como já havia advertido o primeiro-ministro Tony Blair.
Um dos detidos é Abu Qatada, 44 anos, um jordaniano residente na Gra-Bretanha por 12 anos e descrito como um dos embaixadores da rede Al-Qaeda na Europa. Enquanto isto no Líbano, outro islamita estrangeiro que vive na Grã-Bretanha, Omar Bakri Mohammed, foi detido pela polícia em Beirute cinco dias depois de ter deixado Londres. Segundo ele, de ''férias''.
Bakri foi pego num bairro da capital libanesa quando entrava no edifício da Future Television, canal privado que pretendia entrevistá-lo. ''Em virtude de meu poder para expulsar os indivíduos cuja presença na Grã-Bretanha não é desejável por motivos de segurança nacional, os serviços de imigração prenderam 10 residentes estrangeiros que, acredito, constituem uma ameaça para a segurança nacional'', afirma o ministro do Interior (Home Office), Charles Clarke, em comunicado.
O ministro não divulgou a identidade das pessoas presas nem os países para os quais poderão ser expulsas. Apesar de também não ter relacionado diretamente as detenções aos atentados de 7 e 21 de julho, reivindicados pela rede terrorista Al-Qaeda, não há dúvida de que a operação teve como alvo os extremistas islâmicos.

mockup