Desempregados pressionam Jospin
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 21 de janeiro de 1998
DPA Paris 
France PresseSob pressãoO premier socialista Lionel Jospin deve se pronunciar hoje à noite na TV francesa sobre o movimento dos desempregados e os planos do governoOs desempregados franceses que protestam contra o governo do premier Lionel Jospin exigiram ontem que sejam adotadas medidas imediatas para aumentar o valor do seguro-desemprego e melhorar as condições de vida do contingente da população que não consegue uma ocupação.
Em nota enviada ao premier, os líderes do movimento afirmaram que a paciência dos desempregados está chegando ao fim e que eles não estão dispostos a esperar seis meses ou um ano por respostas do governo. Os protestos dos desempregados começaram há um mês e meio e o movimento ampliou-se nos últimos dias com a ocupação de repartições públicas, agências bancárias e outras instituições e até prefeituras de várias cidades francesas.
Anteontem à noite, o grupo de desempregado que tomaram as dependências da elitista École Normale Superieure há seis dias encerraram de maneira voluntária a ocupação.
Os manifestantes querem que o governo aumente o valor do seguro-desemprego e da ajuda social de 1.500 francos (cerca de 247 dólares) por mês, meta que as autoridades consideram impossível de ser alcançada.
O premier Jospin deve se pronunciar a respeito do conflito hoje à noite em uma entrevista à televisão francesa.


