Cúpula da União Européia acerta situação do euro
PUBLICAÇÃO
sábado, 02 de maio de 1998
France Press 
A cúpula da União Européia sobre o euro teve início ontem, em Bruxelas, às 13 horas locais na sede do Conselho de Ministros, com um almoço presidido pelo primeiro-ministro britânico Tony Blair, cujo país ocupa a presidência semestral da UE.
Durante o almoço, os chefes de Estado e de Governo continuaram discutindo o nome do presidente do futuro Banco Central Europeu (BCE), problema que, segundo fontes locais, está a ponto de encontrar uma solução de compromisso.
Às 15 horas locais realizou-se a reunião formal de chefes de Estado e Governo para aprovar oficialmente a lista dos onze países participantes do lançamento da moeda única européia, previsto para 1º de janeiro de 1999.
Os onze países são Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal.
Os quatro não-participantes são Grã-Bretanha, Suécia e Dinamarca, por desejo próprio, e Grécia, por não cumprir os critérios de convergência exigidos pelo Tratado de Maastricht sobre a União Econômica e Monetária européia.
Parlamento aprova Os deputados da União Européia, reunidos em sessão plenária em Bruxelas, aprovaram ontem, por ampla maioria, o lançamento do euro em onze dos quinze países da UE a partir de 1º de janeiro de 1999. Em um semicírculo quase completo, embora consultivo e sem valor jurídico, 467 dos 556 eurodeputados presentes votaram pela participação de onze países no lançamento da moeda única européia.


