Cuba condena à morte o salvadorenho acusado de terrorismo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de março de 1999
France Presse 
O Tribunal Provincial da Cidade de Havana condenou à pena de morte o salvadorenho Raúl Ernesto Cruz León, que explodiu seis bombas em Cuba no verão de 97, informaram ontem os jornais cubanos. Para a promotoria oficial León é apenas um testa-de-ferro dos cubanos de Miami.
Cruz Leon foi condenado por terrorismo, por causa dos atentados com explosivos em cinco hotéis de Havana e num restaurante durante diferentes períodos em 97.
Num julgamento de quatro dias, Leon confessou a culpa pelos atentados que deixaram um turista italiano morto e mais 11 pessoas feridas, quatro mexicanos, dois chilenos e um jamaicano.
A Suprema Corte Cubana ainda pode rever o veredito caso haja apelação. Num próximo julgamento, 30 integrantes de um conselho presidido pelo chefe máximo cubano, Fidel Castro, daria a última palavra sobre o caso.
O Conselho pode aprovar a pena de morte ou transformá-la numa sentença de prisão mais leve, de 30 anos e inapelável, de acordo com o código jurídico de Cuba.


