Crise de energia na Califórnia
PUBLICAÇÃO
sábado, 13 de janeiro de 2001
France Press De Los Angeles 
O estado da Califórnia estava ontem em estado de emergência 2 com risco de falta de energia elétrica parcial, depois de ter evitado na véspera os apagões escalonados, segundo o organismo regulador da distribuição de eletricidade nesse Estado (Cal-ISO).
Cal-ISO declarou ontem alerta 2, que se estabelece quando as reservas de eletricidade estão abaixo de 5%.
Esse estado de emergência, que só prevê cortes de fornecimento para clientes que, por contrato, aceitaram essa modalidade em troca de melhores tarifas, permaneceu em vigor até as 22 horas de ontem.
Quinta-feira, por causa das falhas provocadas em alguns geradores pela chuva forte na Califórnia, as reservas caíram abaixo de 1,5%, desencadeando pela segunda vez na história estado de emergência 3, que contempla a possibilidade de ordenar apagões rotativos.
O alerta vigorou até o fim da tarde de quinta-feira no Sul da Califórnia e até as 3 horas de ontem no norte, zona mais afetada pela escassez de energia elétrica. Os cortes escalonados de fornecimento seriam os primeiros desde a Segunda Guerra Mundial, mas foram evitados pela compra de energia do Canadá.


