Cerca de 400 mil pessoas, na maioria jovens, se uniram ontem de manhã nas ruas de Paris para formar uma ‘‘corrente de fraternidade’’ de 36 km de comprimento, em um dos principais atos das XII Jornadas Mundiais da Juventude, anunciaram fontes da organização. Cantando o Hino da Alegria de Beethoven, os jovens se deram as mãos ao longo dos bulevares interiores que circulam a capital francesa, até formarem um círculo. Mais cedo, o Papa assistiu a uma missa em Saint Etienne du Mont, centro de Paris, junto com 300 jovens do ‘‘Fórum Internacional dos Jovens’’.
Batismo A cerimônia batismal, celebrada pelo Papa ontem à noite, no hipódromo de Longchamp (periferia leste de Paris) foi o ponto culminante do dia nas JMJ (Jornadas Mundiais da Juventude).
A música sacra de Haendel, Mozart e Verdi, entre outros e um espetáculo de luz e som receberam os dez jovens batizados pelas mãos do Papa.
Segundo fontes da organização, os jovens batizados ontem são originários de países em que ainda é forte a opressão contra a Igreja e a religião. A celebração representa o fecho do encontro promovido pela Igreja e da visita do Papa à França. Apesar de algumas críticas, inclusive em relação a posições de João Paulo II, o balanço feito pela Igreja da festividade é positivo. Embora o total de jovens presentes não tenha alcançado o volume previsto, os organizadores entendem que os participantes foram bem representativos de toda a juventude no mundo.

mockup