São Paulo - A controladora da usina de Fukushima informou ontem que encontrou mais um vazamento em um tanque subterrâneo que estoca a água radioativa que é usada para resfriar os reatores da planta nuclear. É o terceiro informe de problemas nos reservatórios nos últimos cinco dias.
O resfriamento da planta de energia nuclear foi reforçado após três reatores explodirem depois de serem atingidos pelo tsunami de março de 2011. A empresa havia anunciado no sábado que 120 toneladas de água radioativa vazaram de um tanque de superfície que ajuda a resfriar os reatores.
No domingo, detectou elementos radioativos na água acumulada entre o solo ao redor do tanque e a capa externa de um revestimento impermeável no fundo de um dos depósitos, que fica a 800 metros do oceano. A empresa, porém, considera pouco provável que a água radioativa possa chegar ao mar.
Segundo o porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco), Masayaki Ono, o terceiro vazamento foi encontrado no tanque 1, um dos sete poços usados e para onde estava sendo transferida a água contaminada do tanque 2, afetado pelo vazamento descoberto no sábado.
A Tepco suspendeu a transferência da água. Ele, no entanto, não informou quanto de água vazou para o subsolo e quanto tempo o tanque apresenta o problema e informou que a empresa faz análises para detectar a causa do vazamento.
A explosão nuclear na usina japonesa foi o desastre nuclear mais grave desde a destruição da usina de Tchernobyl, na Ucrânia, em 1986. O terremoto e o tsunami destruíram os geradores de emergência e o sistema de refrigeração. Dos quatro reatores, três foram prejudicados.
O acidente provocou vazamento de material radioativo no solo e no lençol freático da região. Em virtude da explosão, cerca de 160 mil pessoas foram desalojadas da região, sem previsão de volta.

mockup