Continuam os trabalhos de inspeção no Iraque
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de dezembro de 2002
France Presse 
Bagdá As equipes da ONU realizaram novas inspeções de armas iraquianas ontem, enquanto os Estados Unidos se dispõem a solicitar o apoio de numerosos países europeus para seus projetos bélicos, se o processo de desarmamento do Iraque fracassar.
Uma primeira equipe chegou a uma instalação a 15 km de Bagdá, na localidade de Al Yusifiya, no complexo de Um al-Maarik (Mãe de todas as batalhas, nome dado pelo Iraque à Guerra do Golfo, de 1991), enquanto outra se dirigiu ao norte da capital iraquiana.
Os inspetores da Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU (Unmovic) e os da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) partiram de sua base de Bagdá pouco antes das 3h30 (hora de Brasília).
A porta-voz da Aiea, Melissa Fleming, considerou ''possível'', ontem, que elementos de armas de destruição em massa estejam escondidos em casas de habitantes iraquianos, em resposta às denúncias da imprensa britânica na véspera.
Enquanto isso, o porta-voz dos inspetores no Iraque, Hiro Ueki, anunciou que um primeiro helicóptero será entregue a suas equipes hoje. O aparelho será transportado por avião a partir do Chipre, base da missão na retaguarda.
O Iraque considera que as primeiras visitas de surpresa dos inspetores, quarta e quinta-feira passadas, permitiram demonstrar ''as mentiras'' do primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Por sua parte, Moscou comentou favoravelmente o começo da missão, destacando que ''Bagdá está cooperando plenamente'' com os inspetores e expressou o desejo de que a missão seja cumprida ''normalmente''.
Segurança A segurança em torno dos aeroportos dos Estados Unidos foi reforçada depois do ataque com mísseis contra um avião israelense no Quênia, que não derrubou o aparelho, mas desencadeou temores de atentados semelhantes em qualquer lugar.


