Numa sessão histórica, o Congresso do Peru se reuniu ontem durante todo o dia para colocar um fim ao regime de Alberto Fujimori, no poder desde 1990, e escolher seu sucessor.
Em Tóquio, aparecendo em público pela primeira vez desde o anúncio de sua renúncia, no domingo, o presidente demissionário disse ontem que ainda não sabe quando retornará a seu país.
Em Lima, há rumores de que ele estaria buscando asilo em um país asiático, possivelmente o Japão, por ser filho de japoneses.
‘‘Estou fazendo uma visita com um passaporte diplomático e não sou mais um presidente, mas um cidadão comum. Ainda não decidi quanto tempo permanecerei no Japão’’, afirmou Fujimori a jornalistas no hotel New Otani, onde está hospedado.
‘‘Sinto muito que a renúncia tenha causado tanta incerteza, confusão e indignação. Teria sido desejável renunciar em Lima, mas há razões que pouco a pouco serão compreendidas, que algum dia se tornarão públicas’’, disse o presidente demissionário.
A Chancelaria japonesa disse que recebeu comunicação de Fujimori dizendo que ele estaria com problemas de saúde e por isso decidiu esticar sua estada.
Até o fechamento desta edição, os cerca de cem deputados presentes ainda não haviam votado pela aceitação da renúncia de Fujimori ou por sua destituição por ‘‘incapacidade moral’’. Se for destituído, Fujimori perderá os direitos políticos e se tornará inelegível.
Durante a sessão de ontem, o Congresso aprovou a renúncia do primeiro vice-presidente do país, Francisco Tudela. O segundo vice, Ricardo Márquez – presidente interino –, renunciou anteontem, abrindo caminho para que o presidente do Congresso, Valentín Paniagua, de 64 anos, se torne o novo presidente do Peru.
Ele foi eleito presidente do Congresso há menos de uma semana, depois que a oposição conseguiu recuperar o controle da Casa pela primeira vez desde o autogolpe de Fujimori, em 1992.
Paniagua deverá governar até julho de 2001, quando assumirá o novo presidente, a ser eleito em abril em pleitos antecipados devido à crise política.
Com veículos blindados protegendo o prédio do Congresso, o clima estava tranquilo nos arredores. A sessão começou às 10h, e rapidamente os deputados aceitaram a renúncia de Tudela, apresentada havia cerca de três semanas. Em seguida, os deputados começaram seus discursos.
A derrocada do regime de Fujimori se acelerou a partir de 14 de setembro, quando deputados da oposição divulgaram um vídeo em que Vladimiro Montesinos, ex-chefe informal do SIN (Serviço de Inteligência Nacional) e então braço direito de Fujimori, aparece supostamente subornando um deputado de oposição, que passou a votar com o governo.
Na semana passada, ele viajou para a Ásia para uma reunião de líderes do Pacífico e, após o compromisso oficial, fez uma escala misteriosa na Malásia (há suspeitas de que teria resgatado dinheiro ilegal, o que ele nega). Em seguida, desembarcou no Japão.

mockup