Congresso discute hoje a renúncia de Fujimori
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de novembro de 2000
France Presse De Lima 
O presidente do Congresso peruano Valentín Paniagua confirmou ontem que recebeu a carta renúncia do presidente Alberto Fujimori, enviada do Japão, e disse que na manhã de hoje haverá uma sessão da assembléia para analisar o assunto.
Paniagua, do partido de oposição Ação Popular, não divulgou o conteúdo da carta porque está dirigida ao plenário e é ele que deve conhecê-lo primeiro.
O presidente do Congresso declarou que a carta chegou através da secretaria geral da Presidência da República às 10h50 locais. A sessão está prevista para às 9h30 de hoje.
Sobre o substituto de Fujimori, Paniagua disse que a Constituição estabelece a ordem de sucessão, pelo que acrescentou que isso não deve ser matéria de confusão.
Alguns setores da oposição querem que Paniagua assuma a presidência do país, já que criticam a proximidade que o segundo vice-presidente do Peru, Ricardo Márquez tem com o próprio Fujimori e as Forças Armadas.
O primeiro vice-presidente, Francisco Tudela, renunciou no fim de outubro após as denúncias de corrupção envolvendo o ex-assessor Vladimiro Montesinos.
Se eu devo assumir a presidência é uma hipótese que não examinei, porque não há nada definido ainda para que isso aconteça, comentou Paniagua.
O presidente do Congresso, eleito na última quinta-feira após o impedimento da representante governista Martha Hildebrandt, lembrou da gravidade e da seriedade da hora atual e pediu aos diversos grupos políticos responsabilidade para enfrentar as horas difíceis da República que estamos vivendo.


