Confronto entre grupos deixa pelo menos 15 mortos na Somália
PUBLICAÇÃO
domingo, 28 de julho de 2002
France Presse
Nairóbi - Pelo menos 15 pessoas, nove delas civis, morreram ontem na cidade de Baidoa, no centro da Somália, onde milícias leais ao ''senhor da guerra'' Hasan Mohamed Nur enfrentaram grupos que combatem por dois rivais, segundo uma rádio queniana.
Outras 40 pessoas ficaram feridas nos combates, nos quais as facções utilizaram jipes e armas de grosso calibre, afirmaram as testemunhas.
Várias lojas e casas foram destruídas ao serem atingidas pelos disparos. Os grupos ocuparam posições próximas ao aeroporto da cidade, acrescentaram as fontes.
Mohamed Nur, também conhecido como ''Shatigudud'', é o líder do grupo armado Exército de Resistência Rahanwein e na semana passada se proclamou ''presidente'' do separatista Estado do Sudoeste Somali.
A liderança de Mohamed Nur é contestada pelo xeque Aden Madobe e por Mohamed Ibrahim Habsade, dois de seus ex-partidários, que não aceitam que ele ocupe os dois cargos.
Apesar dos esforços internacionais para acabar com a anarquia em que a Somália vive desde a queda do governo do presidente Mohamed Siad Barre, em 1991, o país continua mergulhado num ''estado de caos total'', segundo as fontes.