Colonos ameaçam derrubar Sharon
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de fevereiro de 2004
France Presse 
Jerusalém Os dirigentes dos colonos israelenses da Faixa de Gaza afirmaram ontem, em um comunicado, que farão todo o possível para acabar com o governo do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon se ele não voltar atrás em sua intenção de evacuar todas as colônias judias desse território.
''O conselho regional de colônias da Faixa de Gaza expressa seu pesar pelas desafortunadas declarações do primeiro-ministro'', assinala o comunicado. ''Os colonos não retrocederão ante nenhum esforço, com a ajuda de outros elementos do grupo nacionalista, para encurtar o mandato do primeiro-ministro Ariel Sharon através de todos os meios legais'', prossegue o comunicado.
''Insistimos junto a Sharon que volte imediatamente a suas antigas posições e não inflija ao povo de Israel uma nova catástrofe ao expulsar os judeus de suas casas'', conclui o comunicado.
Sharon declarou ontem que ordenou a preparação de um plano de evacuação de 17 colônias israelenses da Faixa de Gaza, em uma entrevista publicada pelo site do jornal Haaretz. ''Ordenei o planejamento da evacuação de 17 colônias da Faixa de Gaza. Parto do princípio de que, no futuro, não haverá judeus em Gaza'', afirmou Sharon. ''Minha intenção é proceder a uma evacuação, perdão, um traslado das colônias que nos criam problemas nos lugares que, de qualquer forma, não conservaremos dentro de uma solução final, como as colônias da Faixa de Gaza'', explicou.
Um voto O governo do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon evitou por um único voto ontem a adoção de uma moção de censura por parte da oposição trabalhista.
Na votação, os deputados da extrema-direita decidiram abster-se, em protesto contra as declarações do chefe de governo contra as colônias judias da faixa de Gaza, informaram fontes parlamentares.
O recurso da oposição foi rejeitado por 42 votos a 41, com 31 abstenções. Os deputados do partido Likud (direita nacionalista) de Sharon e duas formações ultranacionalistas de seu gabinete: a União Nacional (sete cadeiras) e o Partido Nacional Religioso (PNR, seis cadeiras) não votaram contra esta moção, devido a intenção de Sharon, manifestada horas antes, de desmantelar no futuro as colônias judias da Faixa de Gaza.
Palestinos a favor Os palestinos são a favor da evacuação de todas as colônias da Faixa de Gaza, mas temem que as declarações do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon sejam apenas um exercício de relações públicas, declarou o ministro palestino encarregado das negociações, Saeb Erakat.
Sharon declarou esta segunda-feira que ordenou a preparação de um plano de evacuação de 17 colônias israelenses da Faixa de Gaza, na entrevista publicada pelo site do jornal Haaretz.
''Ordenei o planejamento da evacuação de 17 colônias da Faixa de Gazaa'', afirmou Sharon.
Os deputados do partido de Sharon, o Likud, receberam a notícia com ''espanto'', declarou um dos parlamentares falando à rádio estatal israelense.


