Bogotá - Os colombianos vão às urnas hoje no primeiro turno das eleições presidenciais caracterizadas por uma disputa intensa entre o governista Juan Manuel Santos e o ex-prefeito de Bogotá (1995-1997 e 2001-2003), Antanas Mockus.
Depois de oito anos de governo do direitista Alvaro Uribe, os colombianos devem decidir se dão continuidade ao ''uribismo'' com seu ex-ministro da Defesa (2006-2009), Santos, ou se favorecem a mudança encarnada por Mockus.
Os dois estariam tecnicamente empatados, segundo as pesquisas que preveem um segundo turno no dia 20 de junho, uma vez que nenhum obteria mais de 50% dos votos agora.
Entre os nove aspirantes à presidência, só Santos e Mockus conseguiriam mais de 30% dos votos cada um; os demais, individualmente, não obteriam 6% das intenções.
Como ministro da Defesa, Santos tem, entre seus feitos, vários golpes contundentes às Farc, como a Operação Xeque-Mate, durante a qual, em 2008, foram resgatados 15 dos reféns mais valiosos da guerrilha, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e três americanos.
Mockus, um professor universitário, matemático e filósofo tem um discurso de defesa da legalidade, de firmeza com as Farc, valorização da educação, promoções pelo mérito, transparência, respeito aos direitos humanos e legalidade.

mockup