Bogotá O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, afirmou que as tropas do Exército continuarão com as operações para tentar resgatar oito estrangeiros sequestrados em Sierra Nevada de Santa Marta (norte) no dia 12 de setembro. ''Vamos fazer todos os esforços, durante o tempo que for necessário, para que os reféns possam retornar sãos e salvos para suas casas'', declarou anteontem, ao fim de um conselho de segurança na cidade de Santa Marta.
O presidente destacou que ''todos os meios necessários serão utilizados para combater'' os grupos armados ilegais. ''O único caminho é persistir até que os derrotemos''. Uribe também denunciou que a guerrilha ordenou a série de atentados registrados no fim de semana nos departamentos de Magdalena, Bolívar e La Guajira, para tentar dispersar as tropas do Exército que tentam resgatar os reféns.
Os estrangeiros quatro israelenses, dois britânicos, um espanhol e uma alemã foram sequestrados quando visitavam as ruínas indígenas de Ciudad Perdida, na Sierra Nevada de Santa Marta. Outros cinco estrangeiros, que integravam a excursão, foram liberados.

mockup