Cocaleros liberam estrada boliviana
PUBLICAÇÃO
sábado, 14 de outubro de 2000
France Presse De La Paz 
O sindicato de plantadores de coca da Bolívia cedeu finalmente à pressão e decidiu desbloquear a principal estrada do país, depois de chegar a um acordo com o governo, segundo informações oficiais.
O acordo foi feito entre o líder do sindicato dos plantadores, o deputado esquerdistas Evo Morales, e o ministro de governo, Guillermo Fortún, na localidade de Chimore, a 600 km de La Paz, de acordo com o ministério de Informação Governamental.
O acordo permitirá a pacificação do Chapare (centro), onde uma força militar de mais de três mil homens aguardava o resultado da gestão para liberar a estrada à força, caso os plantadores não aceitassem desbloqueá-la.
As partes envolvidas negociam agora outros pontos das reivindicações do sindicato, embora já tenha sido descartada de uma vez por todas a erradicação da coca ilegal destinada ao narcotráfico no Chapare, tema que travou as negociações por um mês.
O governo do presidente Hugo Banzer, decidido a concluir seu mandato em agosto de 2002 com coca zero no Chapare, chamou de inegociável e irreversível sua política antidrogas, baseada exatamente no extermínio da coca ilegal voltada para a produção da droga.
No Chapare, onde mais de 60 mil famílias indígenas quechuas vivem do cultivo da coca, ainda restam pouco mais de mil hectares excedentes de plantação.
O poderoso sindicato e o Executivo tentam chegar a um acordo definitivo sobre o problema do desenvolvimento alternativo na região, e outros pontos, entre eles a suspensão da construção de quartéis militares com financiamento dos Estados Unidos na zona.


