Cocaleiros em conflito nas ruas de La Paz
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 03 de setembro de 2007
France Presse 
La Paz- Produtores e comerciantes de coca fizeram manifestações, separadamente, nas ruas do centro de La Paz nesta segunda-feira, retendo o trânsito durante cerca de duas horas em frente a sede do governo, mas a presença policial impediu um enfrentamento.
Os produtores querem romper o monopólio da Federação Nacional de Comerciantes da Folha de Coca.
Os comerciantes, pedem a destituição do vice-ministro da Coca, Gerónimo Meneses, e de outras três autoridades do setor, que se negam a revalidar as licenças para a comercialização do produto, enquanto os plantadores dos vales Los Yungas, perto de La Paz, apóiam os funcionarios.
Segundo o presidente da Associação Departamental de Produtores de Coca das zonas tradicionais dos Yungas (Adepcoca), Eulogio Condori, por trás das mobilizações está o partido político de direita Podemos, que tenta desestabilizar as autoridades do setor.
A Bolívia conta com cerca de 20.000 hectares de plantação de coca, dos quais 12.000 - de acordo com a legislação do país -, que ficam em Los Yungas, são legalizados para o consumo tradicional.


