Coalizão de Merkel fica sem maioria
PUBLICAÇÃO
domingo, 09 de maio de 2010
France Presse 
France Presse
Criticada por conceder uma ajuda financeira à Grécia, a coalizão da chanceler alemã Angela Merkel perdeu ontem as eleições regionais do Estado de Renânia do Norte-Westfália, que a deixa sem a maioria na câmara alta do Parlamento, segundo pesquisas de boca de urna.
Dois dias depois de o Parlamento ter aprovado a impopular participação alemã no plano de ajuda à Grécia, preparado pela zona do euro e pelo FMI, os eleitores do Estado da Renânia do Norte-Westfália, o mais populoso do país, impuseram um revés à aliança liberal-conservadora de Merkel.
Segundo pesquisas de boca de urna, os cristãos-democratas (CDU) da chanceler conseguiram em torno de 34% dos votos, seu pior resultado nesse estado federal.
Na falta de um vencedor claro, os dois principais partidos terão de negociar com seus aliados para formar uma aliança de governo ou serão obrigados a estabelecer uma grande coalizão.
Mas a eleição tem também um forte impacto em nível nacional, já que com esta derrota, a aliança liberal-conservadora que governa em Berlim fica sem maioria na Bundesrat, a câmara alta do Parlamento que representa os estados federais.
Merkel precisará agora se unir a outras formações para levar adiante reformas importantes na saúde e nos impostos, que seu sócio FDP quer barrar.
O atual chefe do governo regional, Jurgen Ruttgers (CDU), classificou a noite eleitoral de amarga e atribuiu a derrota aos primeiros passos do governo em Berlim e à difícil situação na Grécia, em declarações à rede de televisão pública ZDF.


