Agência Estado
De Brasília
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviará ao Timor Leste uma missão de caráter social para apoiar a reconstrução do país. A viagem ainda não tem data marcada, mas, na semana que vem, entre 12 e 20 pessoas ligadas à Igreja Católica serão selecionadas para a missão. Devem participar educadores e profissionais da área de saúde, em proporção que vai variar de acordo com o tipo de ajuda solicitado pelas autoridades de Timor Leste.
‘‘Queremos ir com muito respeito, pois não gostamos quando um estrangeiro vem ao Brasil e só quer passar sua cultura’’, disse o presidente da CNBB, d. Jayme Chemello, lembrando, porém, que ‘‘lá tudo é necessário’’. A entidade vai destinar cerca de R$ 170 mil à missão.
Ontem o líder da resistência timorense, José Alexandre Xanana Gusmão, foi recebido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante o encontro, o líder reiterou o pedido de auxílio na reconstrução do Timor Leste. O Brasil se comprometeu em enviar livros e remédios para o Timor Leste, mas reafirma que não poderá dar auxílio financeiro.
Para hoje, na agenda de Gusmão, está previsto um encontro com o vice-reitor da Universidade de Brasília. Ainda pela manhã, o líder terá uma audência com o vice-presidente Marco Maciel. Logo após encontro com o ministro interino de Relações Exteriores, Xanana concederá entrevista coletiva.
No fim do dia, ele viajará para São Paulo, onde tem encontros com organizações não-governamentais (ONGs), no Memorial da América Latina, e representantes da Igreja Católica.Educadores e profissionais da área da saúde darão apoio à reconstrução do país
Arquivo FolhaNECESSIDADEO líder da resistência timorense, José Alexandre Xanana Gusmão, que está no Brasil e ontem se reuniu com o presidente Fernando Henrique Cardoso: pedido de auxílio para seu país