LONDRES - O presidente norte-americano, Bill Clinton, manifestou ontem, em Londres, sua ‘‘esperança’’ de que as divergências entre os Estados Unidos e o regime iraniano possam ser ‘‘superadas’’ com a vitória eleitoral do novo presidente da República Islâmica do Irã, Mohammed Khatami.
Em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, Clinton lembrou as três condições de Washington para uma ‘‘reconciliação’’ entre os dois países.
O governo iraniano deve, em primeiro lugar, se recusar a considerar a violência como ‘‘uma prolongação legítima do processo político’’, disse Clinton, fazendo referência às acusações norte-americanas segundo as quais o regime de Teerã seria o principal padrinho do terrorismo internacional.
Teerã deve ainda se recusar a ‘‘utilizar a violência’’ para fazer fracassar o processo de paz no Oriente Médio, continuou o presidente.
Por último, lembrou que Washington exigia do Irã que deixasse de ‘‘tentar desenvolver armas de destruição maciça’’, o que o governo nega.
O presidente Bill Clinton se encontra em visita oficial à Grã-Bretanha, a convite do novo primeiro-ministro, Tony Blair.

mockup