Clinton e Al Gore na mira da Justiça
PUBLICAÇÃO
sábado, 27 de setembro de 1997
France Presse Washington 
Arquivo/FolhaEm perigoBil Clinton e Al Gore (alegres depois da primeira eleição) enfrentam agora a ameaça da Justiça devido a supostas irregularidades na obtenção de fundos para a campanha eleitoral visando a reeleição. O
assunto pode afetar as possibilidades de Gore como candidato à sucessão de ClintonO presidente americano, Bill Clinton, e o vice-presidente, Al Gore, estão na mira do departamento de Justiça por sua suposta implicação no financiamento irregular do partido democrata durante a campanha presidencial de 1996.
Esta acusação hipotecará, no mínimo, as aspirações presidenciais de Gore para o ano 2000.
A Attorney General (ministra da Justiça) Janet Reno iniciou duas investigações preliminares destinadas a determinar se existem provas suficientes contra os dois líderes democratas para justificar a abertura de uma investigação formal, por eventuais violações da lei de financiamento eleitoral.
O anúncio, há duas semanas, de um primeiro procedimento contra Gore foi seguido na sexta-feira por outro, desta vez contra Clinton, dando um empurrão num assunto que se demora há meses nas comissões de investigação do Congresso.
Um bom número de republicanos exigiu a nomeação de um promotor independente, procedimento normal quando um alto responsável pela administração é acusado pela Justiça.
Segundo o diário Washington Post, os dois pediram dinheiro para a campanha eleitoral utilizando a máquina da Casa Branca.
Uma parte deste dinheiro foi diretamente para a campanha de reeleição do presidente, e não aos fundos do partido democrata, o que constitui uma violação da lei.
DisposiçãoA Attorney General dos Estados Unidos (ministra da Justiça), Janet Reno, declarou-se disposta a arriscar uma destituição do que ceder a pressões, relacionadas às investigações sobre o financiamento da campanha eleitoral do partido democrata em 1996.
Ouvida sobre as insistentes petições de alguns republicanos para que nomeie promotores independentes para investigar as irregularidades no financiamento da campanha da chapa Bill Clinton/Al Gore, Reno afirmou que sempre esteve decidida a não permitir que seja pressionada, e a ouvir todos os lados em questão.
Reno deve decidir, esta semana o mais tardar, se depois de uma investigação preliminar deva abrir uma investigação formal sobre a denúncia de telefonemas dados por Gore diretamente da Casa Branca para solicitar dinheiro a doadores do partido democrata.


