Cientistas criam olho biônico
PUBLICAÇÃO
domingo, 03 de setembro de 2006
Francepresse 
Sidney - Cientistas australianos anunciaram que conseguiram resultados alentadores na produção de um ''olho biônico'' para os pacientes que sofrem degeneração da retina. ''O paciente perceberá brilhos de luz que definirão o contorno dos objetos'', explicou o professor Minas Coroneo, cientista da Fundação 'Olho Biônico' do hospital Prince of Galles, em Sydney.
O procedimento consiste em colocar microeletrodos na superfície do olho, que serão estimulados por um impulso interno. Uma câmera externa observa uma cena e transmite os dados aos microeletrodos através de um computador. Os eletrodos estimulam a retina em seguida, que transmite as informações ao cérebro.
O estímulo elétrico, no entanto, não permite que o paciente recupere plenamente a visão.
Segundo Coroneo, o dispositivo representa poucos riscos para o paciente, já que o mesmo não precisa ser submetido a uma operação.


