Ciclone em Mianmar já fez 10 mil mortos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 05 de maio de 2008
France Presse 
Yangun- O número de vítimas do poderoso ciclone Nargis que devastou várias regiões de Mianmar (antiga Birmânia) tomou proporções dramáticas nesta segunda-feira, superando os 10 mil mortos, segundo o ministério birmanês das Relações Exteriores.
As Nações Unidas afirmaram ontem que centenas de milhares de pessoas estão desabrigadas, e que as autoridades de Mianmar aceitaram uma eventual ajuda internacional. A informação foi confirmada pelo chanceler birmanês, Nyan Win.
''Mais de 10 mil pessoas foram mortas'' pelo ciclone, e ''este balanço ainda pode aumentar'', declarou Nyan Win.
Mais cedo, a MRTV avisou que ''pode haver dezenas de milhares de mortos na localidade de Bogalay, e outros milhares em Labutta'' no delta de Irrawaddy (sudoeste), a primeira região atingida pelo ciclone, na noite de sexta-feira, com ventos oscilando entre 190 e 240 km/h.
O estado de emergência foi declarado em cinco grandes divisões administrativas (Yangun, Irrawaddy, Pegu e os estados Mon e Karen), mas a região mais atingida foi o delta de Irrawaddy.
Segundo Nyan Win, 57 barcos afundaram nesta região. Várias aldeias do litoral foram devastadas, frisou um representante da Cruz Vermelha.
Milhares de casas foram destruídas, milhares de árvores arrancadas e centenas de estradas estão bloqueadas, impedindo a chegada dos socorristas. ''Nunca tinha visto nada igual em toda minha vida'', disse à AFP um homem de 70 anos em Yangun.
Importantes canalizações foram cortadas na maior cidade de Mianmar, e muitoas pessoas fizeram fila com baldes durante horas para conseguir água com vizinhos proprietários de poços particulares.


