São Paulo - O primeiro paciente com suspeita de Sars (síndrome respiratória aguda grave) em meses na China está em condições estáveis, em quarentena, informou ontem o Ministério da Saúde chinês.
O jornalista de 32 anos está na Província de Guangdong (sul), onde a pneumonia se manifestou em novembro do ano passado. ''Sua condição é estável e sua temperatura está normal'', diz a página na internet do ministério, acrescentando que não foram registrados novos casos da doença.
A China reforçou ontem as medidas de vigilância em todo seu território para evitar a volta de uma epidemia de Sars. O Hospital do Povo Nº 8 de Cantão, para onde o doente foi levado na última quarta-feira após uma primeira internação no dia 20 de dezembro, isolou 32 pessoas do serviço médico que estiveram em contato com o paciente.
A Província de Guangdong, da qual Cantão faz parte, recebeu ordens de desinfetar os locais ocupados pelo enfermo, um jornalista de uma emissora de televisão da região, e cuidar das pessoas próximas a ele.
O controle dos turistas nas fronteiras da Província foi intensificado, especialmente por causa dos grandes deslocamentos previstos para o feriado do ano novo lunar, que em 2004 acontecerá no dia 22 de janeiro.

mockup