Homs, Síria - O chefe dos observadores da Organização das Nações Unidas (ONU) na Síria, general Robert Mood, considerou ontem que o Exército sírio deve dar o primeiro passo para por fim à violência, após novos distúrbios em Aleppo (Norte), onde a repressão às manifestações estudantis causou a morte de quatro pessoas.
''Quando dois indivíduos utilizam todos os tipos de armamentos, quem é o primeiro que deve tirar o dedo do gatilho? Quem deve dar o primeiro passo? Minha ideia é que o mais forte deve fazer isso'', disse Mood aos jornalistas, em Homs (Centro). ''Eles, o Exército e o governo, possuem a força, a posição e o potencial de generosidade para dar o primeiro passo na boa direção'', declarou.
As forças do regime sírio mataram ontem quatro estudantes e detiveram 200 na Universidade de Aleppo (Norte), segunda maior cidade do país. ''Vários membros das forças de segurança penetraram na cidade universitária durante a noite depois de uma manifestação de estudantes exigindo a queda do regime e atiraram'', afirmou à AFP Mohammad al-Halabi, porta-voz do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
As tropas mataram também sete civis, ente eles uma criança e uma mulher, na província de Idleb (Noroeste), segundo o OSDH. Um civil, um soldado e um desertor perderam a vida em Homs (centro).

mockup