São Paulo - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou ontem ao país após passar quase um mês em Cuba se recuperando de uma cirurgia para retirada de um tumor. A chegada de Chávez foi exibida pela TV estatal venezuelana.
A TV estatal mostrou imagens de Chávez deixando Havana e depois chegando a Caracas às 2 horas (3h30 em Brasília). O presidente disse estar bem e feliz. Depois de descer as escadas, ele abraçou seu vice, Elias Jaua, e seu irmão mais velho, Adan. ''Uma aterrissagem perfeita'', disse ainda.
A TV estatal mostrou a chegada de Chávez pouco depois das 7 horas (8h30 em Brasília). Em entrevista por telefone, ele disse ao canal que estava tomando café da manhã. ''Estou devorando tudo.''
No Twitter, o venezuelano cumprimentou o país. ''Aqui estou, em casa e muito feliz. Bom dia minha Venezuela amada! Graças a Deus! É o início do retorno!''
A chegada do presidente deve cessar de vez o debate sobre um eventual vazio de poder enquanto ele se recuperava de uma operação para retirar um tumor em Havana - sua ausência do país completaria um mês hoje.
O presidente deve manter uma agenda mais tranquila nos primeiros dias e não deve participar de nenhum ato pelos 200 anos da declaração de independência da Venezuela, cujo festejo principal será uma parada militar.
''Não acredito que possa acompanhá-los nos atos oficiais amanhã, mas estou aqui e estarei com vocês desde meu lugar de comando no coração de Caracas, de onde nunca sai'', disse o presidente.
Ele deve ficar de fora das celebrações do 5 de julho, mas deve fazer uma aparição no Balcão do Povo do Palácio Miraflores, a sede da Presidência.
Jaua afirmou ainda que Chávez tem uma série de atividades previstas para esta semana, mas que a agenda está sendo revista para contemplar o processo de recuperação do presidente -que ''descansará um momento''.
A chegada do presidente deve cessar de vez o debate sobre um eventual vazio de poder enquanto ele se recuperava da operação em Havana.
Na última quinta-feira, quando revelou que tinha a doença, o presidente não precisou que órgãos ou tecidos foram atingidos pelo tumor. Ele estava, contudo, abatido e causou comoção entre seus apoiadores na Venezuela.

mockup