Causas da guerra
Kosovo habita o imaginário sérvio como o berço de sua civilização. É onde estão monumentos centenários como monastérios da religião ortodoxa, e onde ocorreu a Batalha de Kosovo, em 1389, quando os sérvios foram derrotados pelos turcos, que dominaram a região por cinco séculos. A propaganda do governo de Slobodan Milosevic faz um paralelo entre esse fato histórico e o conflito com a Otan acirrando o sentimento nacionalista.
A Iugoslávia é formada pelas repúblicas de Montenegro e Sérvia. Esta última tem duas Províncias não autônomas - Kosovo (sul), e Vojvodina (norte). O nome Kosovo vem de ‘‘Kos’’, um melro, pássaro da região.
Até a Segunda Guerra, a Província tinha maioria sérvia. Mas Josip Broz Tito, que governou o país do fim da guerra até sua morte, em 1980, incentivou a migração de albaneses para Kosovo. Tito criou uma aparente harmonia entre a maioria sérvia e a outras minorias (croata, eslovena, macedônica e albanesa, entre outras). No começo dos anos 90, Eslovênia, Croácia e Macedônia tornaram-se independentes. A Bósnia virou um Estado-protetorado da ONU, em 95.
Em 1989, Milosevic retirou a autonomia de Kosovo, o que estimulou a luta pela independência. Desde então, Milosevic tem sido acusado de promover uma ‘‘limpeza étnica’’, matando e expulsando a maioria albanesa. Em março, Belgrado recusou a autonomia para a região e o envio de forças de paz internacionais. A recusa provocou o início dos bombardeios da Otan, em 24 de março.

mockup