Casos de gripe suína sobem para 898
PUBLICAÇÃO
domingo, 03 de maio de 2009
Das agências 
São Paulo- A Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para 898 o número de casos de gripe suína - denominado oficialmente influenza A (H1N1) - ontem à tarde. Os casos foram registrados em 18 países até as 14 horas (em Brasília). Segundo a organização, permanece em 20 o número de mortos pelo vírus - 19 no México e um bebê mexicano nos Estados Unidos.
No Brasil, o Ministério da Saúde informou que o número de casos suspeitos de gripe suína subiu para 15. Os casos estão em São Paulo (6), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (3), Mato Grosso do Sul (1), Espírito Santo (1) e Distrito Federal (1). Além disso, 44 casos estão sendo monitorados em 17 Estados e 43 foram descartados do monitoramento.
O principal foco da gripe suína segue no México, onde há 506 casos confirmados. O alto número de casos no país nas últimas 48 horas reflete o resultado de testes feitos ''em amostras coletadas anteriormente'', informou a OMS. Ou seja, não são oriundos de novos registros da doença, colaborando com a tese do governo mexicano de que a transmissão do vírus está efetivamente se estabilizando.
Depois do México, o país mais atingido pela gripe suína é os Estados Unidos, onde o número de casos confirmados saltou de 160, na atualização feita pela OMS na manhã de hoje, para 226. A outra novidade da lista é a entrada da Itália, com um registro, fazendo com que o número de países com casos confirmados passasse para 18.
Também possuem casos confirmados de gripe suína Canadá (85), Espanha (40), Reino Unido (15), Alemanha (8), Israel (3), França (2), Áustria (1), China - na região autônoma de Hong Kong - (1), Coreia do Sul (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), Holanda (1), Irlanda (1), Nova Zelândia (1) e Suíça (1).
A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) espera registrar a partir desta semana um aumento do número de casos confirmados no continente americano. Isso porque os registros de novos casos na região se restringem ao México, Estados Unidos, Canadá e Costa Rica. Mas há uma lista considerável de pessoas com sintomas da doença que aguardam o resultado do único teste que pode confirmar ou descartar a infecção.
''Notamos que as Américas apresentam ainda um reduzido número de países com casos confirmados. Provavelmente isso deve mudar'', afirmou ontem o gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da Opas, Jarbas Barbosa. Ontem à tarde, ele havia recebido a informação, ainda não confirmada pela OMS, de mais dois casos de influenza A em El Salvador e um na Colômbia. Segundo informações do governo colombiano, o primeiro caso de gripe suína no país é em um homem de 42 anos que mora perto da capital Bogotá.
Em menores proporções, é esperado um fenômeno semelhante ao que ocorreu no México, a partir de sexta, quando foi intensificada a realização de testes para detectar o H1N1. O número de casos confirmados aumentou de forma significativa.


