Casamento real mobiliza britânicos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Folhapress 
São Paulo - Milhares de britânicos e fãs do casal real de todo o mundo entraram em êxtase ontem com o casamento do príncipe William com Kate Middleton, agora duque e duquesa de Cambridge. Da chegada da família real à Abadia de Westminster ao aguardado beijo no balcão do Palácio de Buckingham, a cerimônia foi acompanhada de perto por centenas de milhares de pessoas gritando, agitando bandeiras e celebrando nas ruas de Londres.
William, 28, e Kate, 29, trocaram votos perante 1.900 convidados na abadia, observados por uma audiência de milhões na televisão e na internet. Os noivos foram formalmente declarados casados pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja da Inglaterra. Os sinos badalaram e as trombetas tocaram enquanto os 1.900 convidados chegavam à histórica abadia, local de coroação para a monarquia desde que William, o Conquistador, foi coroado em 1066.
A rainha Elizabeth 2, o jogador de futebol David Beckham e sua mulher Victoria, o cantor Elton John e a o primeiro-ministro britânico, David Cameron, estavam entre os convidados. Eles se juntaram a 50 chefes de Estado, integrantes de instituições de caridade e veteranos de guerra que conheceram o príncipe durante seu treinamento militar.
Mas, após semanas de especulações na imprensa especializada em moda, a expectativa era pela primeira vista do vestido da noiva, revelado enquanto Kate entrava na limusine Rolls Royce para ir à Abadia de Westminster e se tornar Sua Alteza Real, a duquesa de Cambridge.
Em uma agradável surpresa a todos os britânicos, a nova ícone da moda escolheu Sarah Burton, criadora da marca Alexander McQueen. Ela escolheu um modelo moderno, delicado e cheio de rendas e um véu contido perto dos 7,5 metros que fizeram parte do vestido de Diana em 1981.
A primeira plebeia a casar com um príncipe tão próximo ao trono em mais de 350 anos, ela é vista como a nova face moderna da monarquia britânica. Sua entrada foi ao som da música ''I was glad'', de Charles Parry. Segundo a especialista em leitura labial, Tina Lannin, o príncipe Harry, irmão e padrinho do noivo, disse assim que Kate entrou: ''Pronto, ela chegou''.
Depois de uma cerimônia tradicional, eles trocaram os votos e William, com alguma dificuldade, colocou a aliança de ouro galês na mão de Kate. Ele, por sua vez, preferiu não usar nenhum anel.
Lannin disse que, instantes antes de dizer o ''sim, aceito'', o príncipe William brincou rapidamente com seu então futuro sogro. William disse ''a gente tinha planejado fazer isso em família'' ao ouvido de Michael Middleton, o pai da noiva.
A assinatura dos registros foi feita em uma sala privada, a Capela do Santo Edward, o Confessor. Minutos depois, eles saíram, reverenciaram a rainha e subiram em uma tradicional carruagem de 1902 para seguir em trajeto até o Palácio de Buckingham.
O beijo
No clímax do dia, o príncipe William e a agora princesa Catherine se beijaram no balcão do Palácio de Buckingham, diante de milhares de pessoas que os ovacionavam. Os recém-casados se beijaram rápida e discretamente por iniciativa de William, que seguiu a tradição inaugurada por seus pais em seu casamento em 1981, no balcão enfeitado nas cores vermelhas e dourada para a ocasião.
O casal trocou um segundo beijo momentos depois, aos gritos de ''mais um'' da multidão. Antes de deixar o balcão, o casal acompanhou um breve desfile aéreo, encerrando assim a parte pública do casamento.


