Caribe prepara-se para os furacões
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de maio de 1997
Marcelo Brusa, da France Presse 
MIAMI - Cerca de 150 milhões de habitantes das costas do Caribe, Golfo do México e Atlântico preparam-se para o início, domingo, de uma nova temporada de furacões, que, segundo os especialistas, será mais potente do que a média dos últimos anos.
A temporada do ano passado - de junho a novembro - causou 155 mortos nos Estados Unidos, América Central e Caribe, de acordo com os dados oficiais do Centro Nacional de Furacões de Miami, que acrescenta que somente nos Estados Unidos os danos se elevaram a 4,1 bilhões de dólares.
Para a temporada de 97 - cuja primeira perturbação se chamará Ana -, os especialistas da Universidade do Colorado anteciparam a formação de 11 perturbações meteorológicas, das quais sete deverão alcançar a categoria de furacões, três deles de grande potência.
Todas as ilhas do Caribe e a região tropical atlântica, a Costa Norte da América do Sul, América Central, a região mexicana sobre o Golfo do México e a Costa dos EUA do Texas até Maine (com uma população de 50 milhões de pessoas) estão na zona de risco.
Satélites e radares meteorológicos, mais os vôos de aviões caça-furacões da Força Aérea são os encarregados de manter o fluxo de informações, processadas em Miami pelo Centro Nacional de Furacões (CNH).
Verdadeiro cérebro da operação, o bunker do CNH na Universidade Internacional da Flórida abriga meia centena de pessoas - na maioria meteorologistas e técnicos em informática -, encarregadas de dar alertas para proteger, somente nos Estados Unidos, 42 milhões de pessoas.


