Cabul acusa Taleban por ataque a ônibus
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de maio de 2016
Folhapress 
São Paulo - Militantes talebans mataram ao menos nove pessoas e sequestraram 35 durante um ataque a pelo menos três ônibus na manhã de ontem na província de Kunduz, no norte do Afeganistão. De acordo com o porta-voz do governo da região Mahmood Danish, os ônibus viajavam da capital, Cabul, para as províncias de Takhar e Badakhshan, a leste de Kunduz. O ataque ocorreu no distrito de Aliabad.
Os autores do ataque estariam usando uniformes do Exército afegão, segundo a autoridade máxima do distrito de Aliabad, Hayatullah Quareshi. Shir Aziz Kamawal, comandante da polícia local, chegou a afirmar que foram 17 os passageiros mortos no ataque dos insurgentes. "Os talebans pararam os ônibus e obrigaram os passageiros a descer. Depois verificaram as identidades. Eles executaram 17 pessoas e liberaram alguns passageiros, mas mantiveram reféns", disse Kamawal.
Nenhum grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pelo ataque, mas Danish e Quareshi afirmam que os autores eram membros do Taleban, que aumentou muito sua atividade naquela região e está por trás de vários sequestros em massa em todo o Afeganistão.


