WashingtonO governo de George W. Bush está criando terreno para que o presidente iraquiano e vários funcionários de sua administração sejam julgados por crimes de guerra, informou o jornal norte-americano Los Angeles Times.
''Temos de documentar os abusos, recopilar as evidências que indicam quem é responsável'', afirmou Pierre-Richard Prosper, o embaixador do Departamento de Estado para Crimes de Guerra e ex-promotor da ONU no tribunal para Crimes de Guerra em Ruanda, citado pela edição do Los Angeles Times de domingo.
''Acreditamos que tem de haver responsabilidades pelo que ocorreu. Não se pode deixar de lado a morte de mais de 100.000 pessoas'', disse ao jornal.
A pressão para preparar um expediente para um julgamento por crimes de guerra envolve o Departmento de Estado, o Pentágono, funcionários da inteligência e reflete o impulso crescente em Washington para derrubar Hussein, afirma o jornal.

mockup