O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, destacou ontem em Milwaukee (Wisconsin, norte) sua vontade de modernizar os sitemas de defesa norte-americana e dar continuidade ao projeto de desenvolvimento dos escudos antimísseis.
''O que no passado não passava de uma promessa é hoje parte do meu compromisso: desenvolver uma defesa contra os mísseis balísticos'', declarou Bush aos 2.500 veteranos de guerra reunidos en convenção anual.
O mandatário foi aplaudido pelos presentes ao lembrar o público que pediu 39 bilhões de dólares adicionais no orçamento do ano que vem para a realização do projeto.
''Este é o maior aumento já pedido desde que Ronald Reagan esteve como comandante-em-chefe desse país'', lembrou.
Este projeto, que alcança o valor de 329 bilhões de dólares, prevê 7,5 bilhões para a criação dos escudos antimísseis e, este ano, já custou 5,3 bilhões.
''Não só gastaremos mais em defesa, como também gastaremos com maior critério'', acrescentou Bush ao lembrar ter solicitado ao secretário de defesa, Donald Rumsfeld, que encontre uma estratégia para reforçar o exército e prepará-lo para os possíveis desafios futuros.
''Um exército moderno requer meios importantes de pesquisa'', disse ao pedir ao Congresso a liberação das verbas para levar adiante esta política militar. ''Tenho muitas esperanças, mas nenhuma ilusão'', adiantou com ironia.
Bush interrompeu suas férias no sul do Texas durante dois dias para viajar para Milwaukee e Kansas (Missouri, centro).

mockup