O presidente dos Estados Unidos Barack Obama se disse ‘‘chocado e triste’’ pelos suicídios recentes de jovens alvos do chamado ‘‘bullying’’ – humilhação por colegas – por serem gays. ‘‘Como pai de duas filhas, isso parte meu ocração. É algo que simplesmente não deveria acontecer nesse país’’, disse Obama em uma mensagem aos jovens divulgada pela Casa Branca.
  Para o presidente dos EUA, os americanos devem desfazerem o mito de que o ‘‘bullying’’ é ‘‘apenas um rito de passagem normal’’. ‘‘Eu não sei como é sofrer humilhação por ser gay. Mas eu sei como é crescer sentindo que você não pertence (a um meio)’’, disse Obama. ‘‘É duro.’’
  O ‘‘bullying’’ contra gays ganhou repercussão nos Estados Unidos e em diversos países devido a uma série de suicídios de jovens alvos de humilhações.
  Asher Brown, 13 anos, de Houston, matou-se com a arma do próprio pai. Tyler Clementi, 18, de New Jersey, pulou de uma ponte após ser gravado secretamente - e depois exposto na internet - por seu colega fazendo sexo com outro garoto. E Jaheem Herrera se enforcou no armário após semanas dizendo que era insultado e chamado de gay por colegas.

● Termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos

● É uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade por meio de deuses e heróis

mockup