São Paulo- Os 15 marinheiros britânicos que passaram 13 dias presos no Irã afirmaram ter sofrido ''pressões psicológicas'' para dizer, à televisão iraniana, que eram ''culpados'' por invadir as águas territoriais daquele país. O grupo, que voltou ontem ao Reino Unido, foi capturado durante missão de patrulhamento no golfo Pérsico. Depois de passarem um dia reclusos numa base naval em Devon, a sudoeste de Londres, eles deram entrevista coletiva organizada pelo Ministério da Defesa.
Um dos integrantes do grupo, o capitão Chris Air, afirmou que no momento da prisão os dois botes britânicos e seus tripulantes estavam em águas territoriais do Iraque e a 3,2 km do limite das águas do Irã.
Os militares disseram que eram interrogados de madrugada e mantidos isolados, cada um ocupando pequenas celas de uma prisão de Teerã, na qual dormiam sem colchões. Disseram que deixavam as celas para os interrogatórios com os olhos vendados e mãos amarradas nas costas.

mockup